sábado, 4 de junho de 2011

Retrato Mediúnico de Maria de Nazaré.

Francisco Cândido Xavier tornou publico no final da reunião publica do Grupo Espirita de Prece, em Uberaba, na noite de 1º de Dezembro de 1984, com vistas às homenagens do Dia das Mães desse mesmo ano, que o Espirito Emmanuel ditou, por ele, um retrato falado de Maria de Nazaré ao fotografo Vicente Avela, de São Paulo.





Esse trabalho artístico foi sendo realizado aos poucos, desde meados de 1983, com retoques sucessivos realizados pela grande habilidade de Vicente, em mais de vinte contatos com o médium mineiro na capital paulista.

Naquela oportunidade Chico frisou que a fisionomia de Maria, assim retratada, revela tal qual Ela é conhecida quando de Suas visitas às esferas espirituais mais próximas e perturbadas da crosta terrestre, como, por exemplo, disse ele, na "Legião dos Servos de Maria", instituição hospitalar de amparo aos suicidas descrita detalhadamente no livro "Memorias de um Suicida", recebido mediunicamente por Yvonne do Amaral Pereira.

O trabalho não se trata de uma pintura, esclarece o fotografo Vicente Avela. Segundo suas palavras, trata-se de um trabalho basicamente fotográfico, fruto de retoques sucessivos num retrato falado inicial, tudo sob a orientação de Emmanuel através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.

Quando Vicente Avela concluiu a tarefa, com a arte final em pequena foto branco e preto, ele a ampliou bastante e a coloriu com tinta a óleo (trabalho em que é perito, com experiencia adquirida na época em que não havia filmes coloridos e as fotos em preto e branco eram coloridas à mão), dando origem ao retrato que ilustra este artigo.

(Condensado de uma matéria de autoria de Hércio M. C. Arantes, publicada no Anuário Espirita de 1986).

Nenhum comentário:

Postar um comentário