Liberdade
A liberdade é um tema que tem feito correr muita tinta, muito sangue, que tem sido o mote de revoluções, guerras, mais ou menos justificadas.
O homem imerso no seu profundo egoísmo e escuridão espiritual, sonha ainda com os altares do poder, ignorando o potencial interior que lhe cabe desenvolver no processo evolutivo.
Na sua postura egocentrista, usa e abusa dos conceitos, de acordo com as conveniências locais, sociais, politicas, dentro dum oportunismo que se acostumou a chamar de sagacidade, esperteza, inteligência, como se a inteligência pudesse ser algum dia, comparada às atitudes infelizes que os homens têm em seu nome.
Confundido a liberdade com libertinagem, o homem tem semeado sofrimento e dor, contraindo débitos morais de dolorosa repercussão no seu porvir.
A doutrina espírita em todo o seu esplendor, vem clarificar junto da humanidade o conceito de liberdade, alertando para a necessidade da:
- Liberdade com respeito mútuo
- Liberdade com fraternidade
- Liberdade com responsabilidade
- Liberdade para evoluir
- Liberdade para educar
- Liberdade para resgatar
- Liberdade para amar
Se imbuído dos conceitos esclarecidos acerca da espiritualidade que a doutrina espírita já lhe oferece, o homem entende que só o verdadeiro amor (desinteressado, incondicional) liberta, e essa suprema libertação (tornando o ser verdadeiramente livre) ocorre gradativamente na medida em que se esforça, se espiritualiza, evolui.
Liberdade segundo os conceitos terrenos e segundo os conceitos da espiritualidade vivenciada, estão em diferentes níveis de entendimento e vivencia.
Busca a tua liberdade hoje, libertando-te das cadeias do erro, do orgulho, do ódio, do egoísmo, e serás verdadeiramente livre, vivenciando-a no teu intimo e não apenas como um estado social dependendo deste ou daquele modelo politico que te governa,
«Eu sou o caminho a verdade e a vida», asseverou Jesus.
Segue-o e serás verdadeiramente livre.
Mensagem ditada pelo espírito Joanna de Ângelis, psicografada pelo médium Divaldo P. Franco em uma palestra pública nas Caldas da Rainha, no dia 24 de Abril de 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário