sábado, 22 de janeiro de 2011

Princípios Básicos da Doutrina Espírita


O que é o espiritismo?

O espiritismo define-se como sendo a ciência que estuda a origem, a natureza, e o destino dos espíritos, bem como as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo. A Doutrina Espírita, ou Espiritismo, não é mais uma religião, nem mais uma seita. É uma ciência filosófica de consequências morais. Ensina-nos a entender a dinâmica da vida, a entendermos quem somos, de onde viemos, e para onde vamos no concerto eterno da vida. Nesse sentido o Espiritismo ajuda o homem a melhorar-se e a crescer espiritualmente. Historicamente surge na França em meados do século XIX, no seguimento de aprofundado estudo efectuado por Allan Kardec, conhecido como o seu codificador.

O Espiritismo é ciência, filosofia e moral.

Ciência - Porque investiga, utilizando o método experimental, indutivo e dedutivo, os chamados fenómenos mediúnicos ou contactos com o mundo espiritual, que são factos naturais, normais.

Filosofia - Porque dá uma interpretação da vida, respondendo às questões naturais, como: Quem sou? De onde venho? Qual o objectivo da minha reencarnação? Para onde irei depois da morte? Explicando os factos espíritas e extraindo daí toda uma filosofia de vida.

Moral - Porque objectiva a transformação moral do homem, explicando que o homem somente será feliz quando colocar em prática as noções ético-morais que Jesus deixou na Terra, espalhando a fraternidade entre os homens e melhorando assim o conjunto social do planeta, dinamizando a tolerância, o perdão, a indulgência, a compreensão, a misericórdia, pacificando assim o homem e consequentemente a sociedade.


Princípios Básicos do Espiritismo:

A Doutrina Espírita assenta em cinco princípios básicos, que são: A existência de Deus; A imortalidade da alma; A comunicabilidade com os espíritos; A reencarnação; E a pluralidade dos mundos habitados.

A existência de Deus – que é o criador, suprema inteligência, causa primaria de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, omnipotente, soberanamente justo e bom.

A imortalidade da alma - O Espiritismo demonstra experimentalmente que somos imortais, que o espírito é eterno, que apenas o nosso corpo de carne morre, pesquisando esses factos com pessoas que têm a capacidade de captar o mundo dos Espíritos, são eles médiuns ou pessoas dotadas de percepção extra-sensorial.

A comunicabilidade com os Espíritos – Através da mediunidade, capacidade que algumas pessoas têm para captar o mundo espiritual ou extrafísico, prova-se que é possível comunicar com aqueles a quem vulgarmente chamamos de mortos, mas que estão tão vivos como nós, apenas despojados dos seus corpos de carne. Eles vêm do mundo espiritual dar provas inequívocas da sua imortalidade, com dados concretos que mais ninguém poderia saber, comunicando as suas alegrias ou tristezas, de acordo com os seus estados de alma, dando-nos ensinamentos para que não repitamos os mesmos erros, tendo assim o ensejo de sermos evoluídos e consequentemente mais felizes.

A reencarnação – O Espiritismo diz-nos que já vivemos muitas vidas antes desta e que no futuro viveremos muitas mais. Todos os Espíritos foram criados simples e ignorantes e todos chegaram um dia ao estado de Espírito puro. Esse trajecto será mais ou menos demorado, de acordo com o livre-arbitrio de cada um, dependendo exclusivamente de si mesmo, do seu próprio esforço em renunciar as coisas negativas. As alegrias e tristezas desta vida são consequência do somatório das vidas anteriores e a próxima vida dependerá também do que realizarmos nesta existência. Existe uma lei de causa e efeito. Nada acontece por acaso, existindo no nosso passado de vidas anteriores, causas para muitos dos problemas que temos hoje em dia. Seremos mais felizes ou infelizes na vida futura, de acordo com o que realizarmos nesta existência. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória, como já nos advertia Jesus.

Pluralidade dos mundos habitados – O Espiritismo diz-nos que todos os planetas são, de um modo geral, habitados por Espíritos em diferentes estados evolutivos, ora em corpos adequados a esses planetas, ora no seu mundo espiritual correspondente. Assim, as condições existenciais nesses planetas poderão, caso exista vida orgânica como na Terra, ser iguais, inferiores ou superiores às da Terra.

Perguntas Frequentes:

O que são os espíritos?

Espíritos são todos os seres, encarnados ou desencarnados, que povoam os planetas. Um espírito encarnado é qualquer um de nós que vive na Terra, no aprendizado que passa pela utilização do seu corpo físico. Espíritos desencarnados são estes mesmos espíritos que, pelo fenómeno da morte, se libertam do seu corpo físico e passam a habitar a dimensão etérea que é o mundo espiritual. 

O que é um médium?

Um médium ou sensitivo é uma pessoa aparentemente normal, mas que tem uma sensibilidade especial, capaz de captar as comunicações dos espíritos desencarnados, isto nas mais variadas formas, como: Psicografia, psicofonia, audiologia, etc.

O Espiritismo cura?

Não. O Espiritismo esclarece. No entanto a partir desse esclarecimento, juntamente com a prece e com o passe magnético, é possível atingir a cura do espírito e consequentemente a cura do corpo. Nunca esquecendo que não existem doenças, mas sim doentes.

Quem são os espíritas? Cobram dinheiro?

Os espíritas são pessoas perfeitamente normais, com os seus empregos, famílias, obrigações sociais, e que nos seus tempos livres dedicam-se ao estudo e à prática do espiritismo, gratuitamente, apenas com o objectivo da prática do bem e do auxílio desinteressado ao próximo. Nenhuma actividade é paga nem se aceitam donativos em troca das suas actividades.

Que género de auxilio presta a casa espírita?

A casa espírita, de uma forma absolutamente gratuita, para além de procurar instruir os simpatizantes que a visitam, presta vários serviços de, apoio fraterno, incentivo à auto-estima, esclarecimentos, tais como, a fórmula para melhor enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, antídoto para o suicídio, sempre com o objectivo de minimizar os sofrimentos, de maneira a que sejamos mais felizes.

O que NÃO é espiritismo?

Outras formas de espiritualismo que não se identifiquem exclusivamente com os estudos de Allan Kardec ou com outros autores claramente referenciados pelas federações espíritas. O Espiritismo não se compadece com negócio, comércio, nem aceitação de dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento.

Os espíritas não colocam anúncios nos jornais publicitando os seus dotes, prometendo curas e resoluções de problemas. Geralmente, pessoas sem conhecimento de causa confundem o Espiritismo com práticas como: curandeirismo, adivinhação, magia, bruxaria, etc. No entanto, todas as crenças baseadas em rituais, superstições, liturgias, defumadores, velas ou culto de imagens, podem ser tudo menos Espiritismo, consequentemente as pessoas que assim procedem não são espíritas, quanto muito poderão ser médiuns, mas não médiuns espíritas.

Os médiuns espíritas não cobram qualquer tipo de pagamento, auxiliam com completo desinteresse, objectivando apenas o auxílio fraterno ao próximo, trabalhando sempre em grupo nos centros espíritas, nunca o fazem sozinhos nem em casas particulares.

O Espiritismo não tem sacerdotes, chefes, hierarquias, rituais, cerimonias, sacramentos, culto de imagens, santos, velas, defumadores, vestes especiais, nem tem nada que ver com superstição, crendice, curandeirismo, magia, bruxaria, adivinhação.

Espiritismo é cultura


Como conhecer o Espiritismo? Que livros devo ler?

Em primeiro lugar, aconselhamos a leitura das obras da codificação Espírita, que poderá encontrar em qualquer livraria, ou se preferir, disponibilizamos aqui para download completamente gratuito, basta clicar no link abaixo e seguir todos os passos: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário